25 outubro 2012

Meme Literário - dia 25

Dia 25 – Cite um livro que você achou que iria gostar e acabou não gostando. Fale sobre ele. (Pergunta feita no Meme de 2011. Se você participou na época, procure comparar as respostas.)




Sem dúvidas foi o " Ensaio Sobre a Cegueira" do tão aclamado ,José Saramago.Lembro que na época, estava super falado porque um diretor brasileiro ( se não me engano era o Fernando Meirelles), levou a obra para o cinema.Aí peguei para ver se a história era tão interessante assim como todos estavam dizendo.

O fato é que muito forte.Fala sobre uma epidemia de uma "cegueira" ( as pessoas viam uma espécie de branquidão, em vez da escuridão) e que são jogadas em um asilo para evitar a transmissão.Mas são completamente abandonadas pelo governo.Praticamente ficam lá para morrer,tamanho abandono.Por causa disso, algumas pessoas muito más, se aproveitam da situação para levar algum tipo de vantagem.Tem uma passagem no livro , que um homem muito mal que também foi jogado lá, diz que só vai distribuir a comida com o restante das pessoas, se todas as mulheres daquele recinto fizerem sexo com ele e com os parceiros dele.Um estupro coletivo mesmo.As mulheres toparam, mas uma delas acaba morrendo e ao serem perguntados sobre isto, eles RIEM.Fiquei tão chocada que não consegui mais ler.

Não gostar é pouco.Eu odiei.Tomei verdadeiro pavor.

Um comentário:

Agatha Alves disse...

Oieee fe, quando vi que seu blog n existia mais fiquei tão chateada.... mas que bom que vc criou outro =D que alívio me deu, eu que leio seus textos há tantos anos hahaha...
Esse livro eu n li, mas vi o filme é bem chocante, o filme não achei tão bom assim... o livro deve ter detalhes bem fortes né.


Beijão flor